A procrastinação é um mal que aflige grande parte da população mundial. Se resume em ‘deixar para depois’ algo que se pode fazer naquele momento, ou seja, adiar uma tarefa, importante ou não, para um momento posterior. Não é algo simples de mudar, exige esforço e determinação, com foco em resultados. Neste texto falarei sobre o aspecto amplo relacionado a este assunto e como obtive solução para os problemas que ela me causou.
Aspecto psicológico
Existem duas grandes causas psicológicas determinantes para a procrastinação no trabalho e no dia a dia. A primeira engloba coisas pequenas, circunstanciais, tal como a louça suja na pia, e que aparentemente não possui tanta importância. Já a segunda envolve coisas grandes, que o indivíduo acredita não ser capaz de realizar, ou que mesmo acreditando, supõe ser difícil e com demorado resultado, como por exemplo, aprender uma nova profissão. Por mais incrível que pareça, está relacionada à ansiedade, depressão e preguiça emocional e somente neste aspecto cabe um parágrafo extenso, mas que não pretendo focar. Com a correria de nossos dias, principalmente nas cidades grandes, fatores como o stress agravam ainda mais este quadro, tornando um hábito na vida das pessoas.
Como evitar e superar
Com o passar dos anos por muitas vezes me vi envolvido pela procrastinação. E este meu relato talvez faça sentido pra você, pois busca o compartilhamento de uma solução encontrada por mim. A primeira forma que encontrei para resolução é a eliminação deste mal pela autoconscientização. Você precisa entender que está procrastinando e que isso tem feito mal a você. A segunda forma, é buscando ajuda. Isso mesmo! Não se consegue vencer uma guerra lutando sozinho, e muitas vezes é necessário um apoio para orientação e suporte. Eu encontrei o meu em um curso de extensão universitária fornecido pela PUC – Pontifica Universidade Católica. Se chama ‘Produtividade, Gestão do Tempo e Propósito’. Através de um dos professores, o Christian Barbosa, cheguei até o livro ‘Tríade do Tempo’, que me ensinou a separar e classificar minhas tarefas em urgentes, importantes e circunstanciais. Fazer isso me rendeu muitos resultados. Por fim, a última forma, é a aplicação de planejamento e eliminação de problemas.
Em busca do resultado
Costumo planejar minha semana nos sábados a tarde. E faço este planejamento referente a próxima semana, a começar de domingo. Com disciplina é possível concluir todas as tarefas de forma não robotizada. Percebi que fazendo isso, estava eliminando diversos problemas em minha vida e maximizando os resultados. Um grande passo em relação a isso é anotar em sua agenda, seja eletrônica ou física, todas as suas atividades em suas respectivas datas. Com isso é possível antecipar tarefas, e, desta forma, obter tempo livre e longe da procrastinação. Sugiro fortemente que tarefas como ajudar os outros, conhecer novas pessoas, assistir palestras, fazer novos cursos, frequentar uma academia e ler ao menos uma página de um livro por dia sejam inseridas nas suas. Com isso, a procrastinação com o tempo deixará de tomar espaço em seu tempo e vida.
Um abraço!