Charlie Chaplin

Um pouco sobre Charlie Chaplin

        Charlie Chaplin nasceu em 16 de Abril de 1889 em Londres, Inglaterra. De uma infância difícil, conviveu com a separação dos seus pais quando tinha apenas três anos. Seu pai morreu ainda jovem de cirrose hepática e sua mãe ficou internada em um hospital psiquiátrico. Ele, sem família ou parentes para lhe prestar assistência, acabou sendo levado para um orfanato e em seguida transferido para uma escola voltada a crianças pobres e desfavorecidas.

A Superação

          Apesar dos pesares de sua infância e adolescência, se reergueu a partir de oportunidades. A primeira foi como mímico e devido seu talento nato, convidado a atuar no cinema. Após alguns anos, investiu tudo que ganhou em uma produtora e a partir daí criou seu personagem icônico ‘Charlitos’. Fazia e ainda faz as pessoas rirem sem dizer uma só palavra. Ele sabia ser humano, e trabalhou isso com maestria em seus filmes.

         Em um deles, ‘Tempos Modernos’, revolucionou a história da administração, criticando diretamente princípios até então irrefutáveis, tais como o estudo de tempos e movimentos de Frederick Taylor, um dos pais da administração. Com isso, gerou conceitos e teorias a partir de um raciocínio lógico que incentivava as pessoas a se colocar no lugar das outras.

A Herança

        Foi um dos maiores críticos de sua época, deixando grandes lições e frases para humanidade. Por suas críticas, precisou sair dos Estados Unidos devido ao grande número de perseguições, já que suas ideias eram muito avançadas para seu tempo e confrontavam setores conservadores desta sociedade. Apesar disso recebeu diversos prêmios de vários países, inclusive de americanos, durante toda a sua vida.

         Charlie Chaplin faleceu na Suíça, no dia 25 de dezembro de 1977, mas, ícones como ele, jamais serão esquecidos. Sua história de superação e sucesso motivam e ajudam pessoas no mundo todo a buscar e lutar por seus sonhos.

Bom mesmo é ir a luta com determinação,
abraçar a vida e viver com paixão,
perder com classe e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é muito para ser insignificante.

Charlie Chaplin

COMPARTILHE!